Disponível entre 6 e 16 de maio

HeadShot, a partir de "Gatilho da Felicidade" de Ana Borralho & João Galante

Lola Quivoron e Antonia Buresi

Documentário

Gatilho da Felicidade

Grátis
00 h 59 m

Sinopse

"De que tens medo ? Vives numa sociedade violenta ? Conta uma memória que nunca esquecerás. Qual é a tua luta (intima ou política) ? O que te revolta ? Arrependes-te de algo ? Conheces o amor ? Já traíste ou foste traído ? Já te magoaste a ti próprio ? Conta algo que te aconteceu na Internet. Já te auto- mutilaste ? O que escondem os teus pais ou o que escondes tu dos teus pais ? Já sofreste ou foste marcado por uma injustiça ? É mais fácil perdoar ou esquecer ? Descreve a tua maior euforia. É inevitável reproduzir o comportamento dos pais ? Já pensaste em suicidar-te ? Conta a tua primeira vez ou como te masturbas. Se tivesses filhos como lhes falarias de religião ? O que te falta ? Qual é a tua relação com a política ? A fidelidade é necessária e possível ? Sentes-te vigiado em espaços públicos ? Conta um dos momentos mais felizes da tua vida. Quando choras ? Estás zangado ?"


Em vários países da Europa, 12 jovens de cada vez, entre os 17 e os 23 anos, preparam o espetáculo "Gatilho da Felicidade", de Ana Borralho & João Galante. Eles não se conhecem e ensaiam intensamente no palco durante uma semana. Aprendem a movimentar o seu corpo e a usar a palavra enquanto jogam à roleta russa. Quando a arma dispara, respondem a uma pergunta escondida na coronha da mesma. Através desse dispositivo, são obrigados a explorar as suas vivências e a expor a sua experiência no mundo contando os seus medos, amores, sofrimentos, violências, o seu lugar na família e a sua capacidade de serem felizes numa sociedade que não o é.


O nosso filme infiltra-se no processo de criação do espetáculo "Gatilho da Felicidade", de Ana Borralho & João Galante, em 7 cidades europeias, 7 países diferentes, fazendo parte desses 7 dias de preparação.

ler mais

Companhia/Artista

Lola Quivoron e Antonia Buresi, a partir de "Gatilho da Felicidade" de Ana Borralho & João Galante

ler mais

Ficha Artística

Produção: Les films de pierre em co-produção com ARTE France – La Lucarne

Realização: Lola Quivoron e Antonia Buresi

Produtora: Marie-Ange Luciani

Imagem: Rafael Torres Calderon

Edição de Som: Fanny Martin

Correção de cor: Christophe Bousquet

Mistura de som: Jeanne Delplancq

ler mais

Quem viu esta peça também viu