Chegámos a novembro e ao último momento de programação do FITEI Digital em 2023. Ao longo deste ano, que marcou o início da existência pós-pandémica da plataforma, construímos uma programação heterogénea e internacional, apostando sempre na difusão e produção de projetos que transportam a ideia de performance - e de presença - para a esfera digital. Entre eles, contamos a primeira encomenda original do festival, integrada na Coleção Original, alguns trabalhos adaptados, pela primeira vez, para um contexto online, e espetáculos e curtas-metragens com circulação prévia. No total, são 15 es artistas/companhias que ocupam a nossa plataforma este ano.
Em novembro, continuamos o exercício a que nos temos proposto ao longo deste ano – pensar o binómio Trauma e Bravura – e selecionámos sete obras que, a partir de linguagens artísticas distintas, investigam modos de Resistência. Não é coincidência, portanto, que as autorias e subjetividades em foco nestes trabalhos sejam, maioritariamente, femininas ou não conformadas com a hetero e cisnormatividade.
No AUDITÓRIO VIRTUAL, iremos exibir a vídeo-performance CACTUS, de Mafalda Lencastre, um projeto antológico que nasceu da recolha de testemunhos de atrizes sobre a forma como continuam a ter de resistir contra os preconceitos que moldam a construção dos perfis femininos na ficção teatral e audiovisual. Esta versão inédita combina entrevistas com o registo videográfico da performance estreada no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (2022). Na secção PARALELO, teremos dois documentários de Eduardo Breda que acompanham os processos artísticos de duas criadoras que, vindas de gerações diferentes, têm percursos orientados por gestos de resistência: Mónica Calle, em Boa Alma, e Sara Barros Leitão, em Caos Danado.
Em exibição estará também HOME, de Mariana Ferreira, numa versão inédita para o digital, a partir da instalação-performance de 2022. A partir do encontro entre um jardim que alberga várias espécies botânicas e dezenas de entrevistas com pessoas de todo o mundo, HOME tenta responder às perguntas “O que é um lar?” e “como podemos construir uma ideia de casa quando estamos a milhares de quilómetros da nossa?”
Seguimos no campo da performance com a obra TRANSMUTACIONES LEFKENCHE (2020), de artista chilene e mapuche Aukanaw Campos. Através de uma exposição virtual que utiliza registo vídeo e fotográfico, apresentamos esta performance site specific que foi previamente ativada no Chile, em San Diego, Berlim e Veneza, e que, na sua génese, coloca em evidência o apagamento sistemático das memórias de muitos povos originários, como os Lafkenche. O trabalho de Campos faz-se acompanhar pelo seu pelo “Manifesto Techno-Xamanista” – um guia para a confluência de práticas xamânicas ancestrais com as possibilidades infinitas do ciberespaço – e também por uma novidade no FITEI Digital: uma breve vídeo-palestra de Nahuel Telleria (académico especializado em performance sul-americana), que ajuda a contextualizar a obra de artista chilene.
Por fim, teremos em exibição duas curtas-metragens. Da poeta, performer e criadora Raquel Lima vem ESSENCIAL É A FOME (2020), uma curta-metragem encomendada pelo Teatro do Bairro Alto para a série “Essenciais”, sobre a definição de “trabalho essencial” durante a pandemia da COVID-19. Três anos depois, recuperamos esta curta-metragem, que junta Raquel à sua mãe num diálogo sobre os seus trabalhos poético e geriátrico (respetivamente), num contexto social em que “a fome generalizou-se, e passámos a sentir a fome de ouvir uma história, um poema, uma palavra amiga, uma música, ou mesmo a fome de uma refeição em conjunto.” Raquel Lima voltará ao FITEI DIGITAL em 2024 com RASURA.
Mónica de Miranda traz-nos A ILHA (2021), uma média metragem protagonizada por Isabél Zuua, Mauro Hermínio, Nádia Yracema, entre outros, que recorre à metáfora da ilha como espaço utópico de memória, evasão e resistência, uma espécie de heterotopia onde narrativas, vivências e cosmogonias de matriz africana existem protegidas de estruturas de poder e pensamento hegemónicas.
Equipa FITEI Digital
Direção Artística FITEI Gonçalo Amorim
Curadoria artística FITEI Digital Maria Inês Marques
Direção de Produção Rita Soares
Coordenação de Comunicação e gestão de conteúdos Bruno Moreira
Coordenação de Acessibilidade e Assistência de Produção Rute Marques da Silva
Multimédia José Freitas
Departamento Financeiro Emília Moreira
Órgãos sociais FITEI
Assembleia Geral
Presidente João Maia
Vice-Presidente Júlio Gago
Secretário Sónia Cardoso
Direção
Presidente Jorge Silva Pinto
Vice-Presidente Gonçalo Amorim
Tesoureiro António Vieira
1º Secretário Júlio Filipe Cardoso
2º Secretário Paulo Vinhas
Vogal Isabel Menezes
Vogal Manuela Espírito Santo
Conselho Fiscal
Presidente Pedro Caminha
Secretário António Pedro Afonso
Secretário Teresa Leal