O FITEI DIGITAL regressa em 2023 com programação nova! Criado durante o contexto pandémico como estratégia alternativa de difusão de espetáculos, o FITEI DIGITAL ressurge este ano como plataforma de programação anual em paralelo com os eventos ao vivo do FITEI e de O MEU PRIMEIRO FITEI.
A programação online para 2023 privilegia a interação rizomática entre diferentes conteúdos e formatos: espetáculos de teatro, performance e dança, vídeo arte, documentários, projetos sonoros e uma rede de materiais paralelos de contextualização crítica.
O FITEI DIGITAL tem como missão reafirmar e expandir os territórios curatoriais que caracterizam o FITEI desde a sua fundação. Assim, a sua programação irá incluir obras que navegam, de forma experimental, os conceitos de “presença”, virtual e remediação digital, apostando também na visibilização do trabalho de artistas emergentes que representam do triângulo Península Ibérica - América Latina - África.
A programação online está distribuída por três rubricas principais: o Auditório Virtual, onde são transmitidos, por períodos limitados, espetáculos, curtas-metragens e videoarte com circulação prévia; a Coleção Inédita, a iniciativa do FD que pretende comissariar obras originais de artistas ibero-americanxs, concebidas especificamente para o digital e que navegam os territórios liminares entre o digital e a performatividade ao vivo; e o Paralelo, uma curadoria de conteúdos documentais, educacionais e artísticos que contextualizam os projetos artísticos integrados na programação principal.
A programação online arranca neste mês de Março com uma seleção de conteúdos dedicados ao público infanto-juvenil. Em cartaz no nosso Auditório Virtual estarão espetáculos teatrais e curtas-metragens nacionais, concebidos para os mais novos, mas ideais para ver em família. O Design Inteligente de Jenny Chow, de Rolin Jones e da companhia Marionet, traz-nos a história de Jennifer, uma jovem adoptada que sofre de agorafobia e que, por isso, constrói uma humanóide à sua imagem, para partir em busca das suas origens. Os Cachos do Meu Cabelo, do Teatro do Montemuro, constrói um imaginário mágico de matriz angolana para nos contar a história de uma menina que se vê obrigada a enfrentar o ambiente discriminatório de uma escola portuguesa. Em curta-metragem Furar a Neve, Joana Magalhães abre-nos a porta de uma conversa entre um panda que tem medo da sua própria extinção e a sua psicanalista, a Bruxa Má do Oeste.
A programação do Auditório Virtual é acompanhada pela secção Paralelo, uma seleção de conteúdos secundários para os mais novos, mas também para os mais crescidos, que vão desde o documentário à videoarte, passando por conversas e sugestões de leitura. Através da curadoria destes conteúdos procuramos criar uma rede de conhecimentos, significados e formatos que expandem e potenciam a visualização das obras principais.
Órgãos sociais
Assembleia Geral
Presidente João Maia
Vice-Presidente Júlio Gago
Secretário Sónia Cardoso
Direção
Presidente Jorge Silva Pinto
Vice-Presidente Gonçalo Amorim
Tesoureiro António Vieira
1º Secretário Júlio Filipe Cardoso
2º Secretário Paulo Vinhas
Vogal Isabel Menezes
Vogal Manuela Espírito Santo
Conselho Fiscal
Presidente Pedro Caminha
Secretário António Pedro Afonso
Secretário Teresa Leal
Equipa
Direção Artística FITEI Gonçalo Amorim
Curadoria artística FITEI Digital Maria Inês Marques
Direção de Produção Rita Soares
Coordenação de Comunicação e Assistência à Direção Bruno Moreira
Coordenação de Acessibilidade e Assistência de Produção Rute Marques da Silva
Comunicação e imprensa Rita Neves
Multimédia José Freitas
Departamento Financeiro Emília Moreira